09 julho 2013

Poderosa



"A literatura deveria ser um ramo da Biologia: trato as palavras como seres vivos que de uma hora pra outra podem decolar do papel e sair por aí, sem autor nem destino. Por enquanto, tenho 13 anos e nenhum livro publicado, mas vivo sonhando em virar escritora e viver da imaginação, que no meu caso detesta ordem cronológica e alfabética e vive adiando o ponto final."



"E se Deus é canhoto
e criou com a mão esquerda?"
Carlos Drummond de Andrade
"O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d'Arc e provoca uma reviravolta na História.

Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.

Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras."
Minha opinião: A leitura do livro "Poderosa" é fácil e rápida. Sérgio Klein consegue encaixar as palavras nos lugares certos, para que o livro tenha sentido. Joana Dalva é uma menina que tem um poder imenso na mão. Quem não gostaria que tudo aquilo que escrevesse virasse realidade? Esse é um ponto fraco do livro. Não sei se é por ser uma série, mas eu acho que Joana faz poucas mudanças em sua vida. Ela poderia fazer o que quisesse, mas parece que está concentrada somente na sua família e amigos, além de Danyelle. Não me passa pela cabeça ser capaz de mudar o mundo com as mãos e mudar simples aspectos de minha vida. Além disso, Joana é aspirante a escritora, o que com certeza quer dizer que ela já escreveu outras histórias antes. Por que somente aos 13 anos que aquilo que a garota escreve a partir de então se torna realidade? Apesar desses pontos fracos, o livro é muito bom. A Editora Fundamento fez um ótimo trabalho quanto ao acabamento das páginas, que são coloridas, e tornam a leitura ainda mais agradável. Para quem gosta de livros simples, puramente para o lazer, irá gostar deste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário